Justiça determina concurso na Câmara de Alvorada após identificar quadro com apenas um servidor efetivo

Justiça determina concurso na Câmara de Alvorada após identificar quadro com apenas um servidor efetivo
Foto: Divulgação

 

A Justiça determinou que a Câmara Municipal de Alvorada realize concurso público para preencher cargos efetivos e substitua servidores contratados temporariamente e comissionados que exercem funções permanentes.

A decisão atende a uma ação proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), que apontou irregularidades na composição do quadro de pessoal da Casa.

Segundo o MP, o Legislativo municipal está há 27 anos sem realizar concurso público. Nesse período, o quadro de servidores passou a ser formado quase totalmente por vínculos precários.

Dos 40 servidores da Câmara, apenas um é efetivo. Os demais ocupam cargos comissionados ou foram contratados temporariamente.

De acordo com a ação, esses profissionais desempenham atividades técnicas, administrativas e operacionais, como atendimento, serviços gerais, recepção e vigilância.

Para o Ministério Público, essas funções são permanentes e, pela Constituição Federal, devem ser exercidas por servidores aprovados em concurso público.

Prazos

Na sentença, proferida em 21 de julho de 2026, a Justiça determinou que o presidente da Câmara conclua todas as etapas do concurso em até 210 dias.

O prazo inclui a contratação da banca organizadora, a publicação do edital e a aplicação das provas.

A decisão também estabelece que o Legislativo implante, em até 60 dias, um sistema de controle de frequência para todos os servidores.

Penalidades

Caso as determinações não sejam cumpridas, o presidente da Câmara poderá ser multado em R$ 2 mil por dia, até o limite de R$ 100 mil.

A sentença também prevê a possibilidade de responsabilização por improbidade administrativa em caso de descumprimento.

A decisão ainda é passível de recurso.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias