O mês de julho movimenta o turismo nas praias fluviais do Tocantins com a montagem de acampamentos, palcos e restaurantes temporários.
Diante do aumento no consumo de eletricidade nesses locais, a concessionária Energisa Tocantins emitiu um alerta com orientações de segurança para comerciantes e banhistas, visando prevenir acidentes graves envolvendo a rede elétrica durante o período de lazer.
A distribuidora reforça que gambiarras, fios desencapados e ligações clandestinas aumentam consideravelmente o risco de curtos-circuitos e choques elétricos, principalmente em ambientes com grande presença de água.
Segundo a coordenadora de segurança da Energisa Tocantins, Luciana Santos Teixeira, investir em uma instalação adequada é a forma mais eficaz de evitar acidentes.
“A energia elétrica é segura quando utilizada corretamente. O problema está nas improvisações, principalmente em ambientes úmidos, onde qualquer falha pode colocar vidas em risco. Por isso, é fundamental que toda instalação seja executada por profissionais qualificados e que o fornecimento de energia seja solicitado pelos meios adequados”, destacou.
Para atender os comércios e estruturas sazonais, a empresa disponibiliza o serviço de Ligação Provisória, que tem validade de até 90 dias e deve ser solicitado com pelo menos cinco dias úteis de antecedência.
Bombas e barcos
Outro ponto de atenção destacado pela equipe de segurança da concessionária envolve o uso de bombas de captação de água nos rios, que necessitam de instalação profissional e dispositivos de proteção contra fugas de corrente.
A empresa também faz um alerta aos navegantes para que observem a altura dos cabos de energia que cruzam os rios antes de passarem com embarcações, evitando colisões com a fiação aérea.
Regras de segurança
Na hora de montar a estrutura, o comerciante precisa pedir a ligação temporária direto com a distribuidora para evitar acidentes.
Também é importante deixar acampamentos, palcos e coberturas bem afastados dos postes da rua e nunca amarrar faixas ou lonas na fiação.
Para os banhistas, a regra principal é não mexer em tomadas ou ligar aparelhos de som com o corpo molhado. Se alguém notar algum fio caído na areia, a orientação é se afastar imediatamente e avisar os funcionários do local ou ligar para a concessionária.
Canais de emergência
Se houver queda de energia ou identificação de fios caídos, os usuários não devem mexer na estrutura elétrica.
A orientação é isolar a área e acionar a distribuidora imediatamente por meio do aplicativo de celular Energisa On, pelo assistente virtual no WhatsApp no número (63) 99222-6664, ou ainda pelo telefone de atendimento gratuito 0800 721 3330.






