O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta terça-feira, 27, as licenças ambientais e de instalação de dois grandes projetos para a região norte de Palmas: a Cidade do Automóvel e o Parque Tecnológico. Os documentos foram entregues pela Prefeitura de Palmas durante evento realizado na sede do Detran-TO.
A solenidade ocorreu no mesmo momento em que foi assinada a Ordem de Serviço para melhorias na sinalização viária de municípios tocantinenses.
Durante o evento, o governador destacou a importância da Cidade do Automóvel para o desenvolvimento econômico da Capital. Segundo ele, o espaço vai concentrar serviços e comércio do setor automotivo em um único local.
“Essa iniciativa vai facilitar para quem precisa comprar um veículo ou realizar serviços como alinhamento. Esse espaço vai cuidar de tudo. A licitação já está encaminhada e serão R$ 38 milhões para dar início ao projeto”, afirmou Wanderlei Barbosa, ao agradecer à prefeitura pela liberação das licenças.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, ressaltou que a liberação das licenças garante segurança jurídica para o avanço do projeto e reforça o compromisso do município com o desenvolvimento econômico.
“A Cidade do Automóvel é um projeto estratégico para Palmas, que vai fomentar a economia, impulsionar o desenvolvimento e gerar empregos. A prefeitura contribui abrindo mão do primeiro ITBI para atrair empresas e oportunidades”, declarou Eduardo Siqueira.
Estrutura do polo automotivo
A Cidade do Automóvel será instalada no Distrito Industrial Tocantins II e terá uma área total de mais de 105 mil metros quadrados. O espaço contará com 321 lotes destinados a concessionárias, lojas de veículos novos e usados, oficinas mecânicas e outros serviços do setor.
O projeto será executado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
Governo aposta na geração de emprego e renda
O secretário da Sics, Milton Neris, explicou que a iniciativa faz parte de um plano maior de fortalecimento da indústria e do comércio no estado. “A Cidade do Automóvel integra o plano de impulsionamento da indústria e do comércio que o governador vem implementando. Esse projeto vai fomentar a geração de emprego e renda para o Tocantins”, destacou.
Parceria entre Estado e município
O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, enfatizou a importância da cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas para viabilizar os projetos. “Recebemos as licenças tanto da Cidade do Automóvel quanto do Parque Tecnológico. Essa parceria é fundamental para atrair investimentos e gerar benefícios para a população da Capital”.
Parque Tecnológico fortalece pesquisa e inovação
O Parque Tecnológico será voltado ao desenvolvimento científico, tecnológico e ao empreendedorismo, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).
Para o presidente da Fapt, Adriano Rodrigues, a iniciativa representa um avanço histórico para o estado. “Esse projeto vai fortalecer o ecossistema de inovação, aproximar empresas, startups e incubadoras e atrair recursos para o Tocantins”, ressaltou.
Terreno é destinado para parque urbano no norte da Capital
Durante a solenidade, o governador também entregou ao prefeito de Palmas a escritura pública de um terreno para a construção de um parque urbano na região norte da cidade. “São mais de um milhão de metros quadrados. É um projeto urbanístico inovador e muito esperado pela população dessa região”, afirmou Wanderlei Barbosa.









