O tempo deve continuar instável nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou dois alertas de tempestade para o Tocantins, prevendo chuvas fortes, ventos fortes e risco de transtornos à população.
O alerta principal é de grau laranja, que significa perigo, e atinge quase todo o estado. Segundo o Inmet, a chuva pode chegar a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de 60 a 100 km/h. Há risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e danos à infraestrutura.
O outro aviso é de grau amarelo, que indica perigo potencial, e vale para a região do Bico do Papagaio. Nessa área, a previsão é de até 50 milímetros de chuva por dia e ventos entre 40 e 60 km/h, com risco menor, mas ainda existente, de alagamentos, queda de árvores e interrupção de energia.
Previsão do tempo no fim de semana
Em Palmas, o céu ficará encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, e temperaturas entre 23 °C e 28 °C. A instabilidade deve seguir até pelo menos domingo, 7.
Em Araguaína, até o fim da semana, a previsão aponta pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com máxima de 31 °C e mínima de 24 °C.
Já em Gurupi, os moradores enfrentarão dias de muitas nuvens e chuvas isoladas, com temperaturas entre 22 °C e 31 °C e umidade entre 60% e 70% até o fim de semana.
Cuidados e orientações de segurança
O Inmet alerta para que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores por risco de queda e descargas elétricas. Também é importante não estacionar veículos perto de torres de energia ou placas de propaganda.
Outra recomendação é desligar aparelhos eletrônicos e, se possível, o quadro geral de energia. Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.






