O governador Laurez Moreira sancionou nessa quinta-feira, 27, o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação. Essa mudança é uma conquista esperada há 10 anos pelos professores da rede estadual. A medida passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado e terá efeitos financeiros já em dezembro. A assinatura aconteceu em uma cerimônia simbólica na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
“O novo PCCR é a concretização de um grande avanço na vida deles e na educação estadual, fortalecendo o futuro que queremos para o Tocantins”, afirmou o governador Laurez Moreira, destacando a importância de valorizar os profissionais da educação e o papel deles no desenvolvimento do estado.
O secretário de Educação, Hercules Jackson, também reforçou a relevância do plano: “O PCCR fortalece a carreira, estimula a formação continuada e reconhece o papel essencial dos professores. É um ato de gratidão, respeito e valorização, mostrando que estamos caminhando juntos”.
O novo PCCR organiza os salários e carreiras de forma clara, seguindo a titulação dos professores. São beneficiados diretamente 8.208 docentes concursados, sendo 3.621 em estágio probatório e 4.587 efetivos estabilizados, além de 6.533 servidores aposentados por paridade. A tabela de referência passa a ter 13 níveis horizontais (de A a M) e quatro verticais, garantindo mais transparência e crescimento na carreira.








