Nessa terça-feira, 18, Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, se reuniu com os conselheiros e contou uma novidade: a partir de agora, eles terão direito ao auxílio-saúde oferecido pelo município. A primeira-dama e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, também participou do encontro.
Durante a fala, o prefeito afirmou que o benefício já está garantido no orçamento. “O plano de saúde da Geap é um direito de vocês e será assegurado. A adesão está garantida no orçamento e quero que aconteça ainda durante o mês de dezembro. Estamos também entregando a Unidade Básica de Saúde e o Centro de Referência de Assistência Social do Santa Bárbara antes do Natal e avançando na recuperação dos demais equipamentos da política de assistência social. E quero reforçar que estou aberto ao diálogo: tragam as demandas, conversem conosco”, disse.
Atualmente, Palmas possui vinte conselheiros tutelares distribuídos em quatro unidades espalhadas pelas regiões norte, centro e sul. Eles fazem parte de um órgão ligado ao município, que garante toda a estrutura de trabalho, como salários, benefícios, espaço físico e formação continuada.
Construção de sedes próprias
A secretária Polyanna explicou que a gestão já começou a planejar e calcular os custos para construir quatro prédios próprios, onde irão funcionar todos os conselhos tutelares. “Sabemos dos desafios e estamos trabalhando lado a lado com vocês para vencer todos eles. A missão de vocês é atuar com excelência na defesa das crianças e adolescentes, e a nossa é dar as condições necessárias para que esse trabalho seja realizado”, afirmou.
Conselheiros comentam o trabalho
O conselheiro Lafaiete Nogueira Rêgo falou sobre o papel dos profissionais. “Temos trabalhado para que as pessoas nos vejam positivamente, pois somos guardiões, não somos ameaças. Nossa missão é estar ao lado das crianças e adolescentes e garantir seus direitos”, disse.









