O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, na manhã desta terça-feira, 18 , a ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). O evento aconteceu na orla de Xambioá, por volta das 11h30, e marcou a entrega de uma obra que custou R$ 230 milhões.
O momento reuniu várias autoridades, como o prefeito de Xambioá, Mayck Feitosa; o governador do Tocantins em exercício, Laurez Moreira; o governador do Pará, Helder Barbalho; o senador Irajá Filho; além de moradores da região e caravanas de movimentos sociais.
Durante a entrega, Lula lembrou das antigas travessias feitas por balsa e comentou que pagar pelo serviço era injusto para quem precisava atravessar o rio Araguaia diariamente. O governador Laurez Moreira, também falou sobre a mudança que a ponte representa. Ele afirmou que não havia nada melhor do que ver o sonho de muitos tocantinenses realizado. Disse que, sabendo da importância do Tocantins e do sul do Pará para o desenvolvimento da região, a obra traz a certeza de que o estado vai avançar ainda mais, reduzindo custos de transporte e melhorando a saúde.
A ponte liga os dois estados pela BR-153 e tem 2.010 metros de extensão sendo 1.700 metros do lado tocantinense e 310 metros do lado paraense. A expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas, principalmente produtores rurais do Matopiba, já que antes a travessia só podia ser feita por balsa.
Segundo o governo do Tocantins, a nova estrutura ajuda a reduzir custos de transporte, aumenta a competitividade da região e fortalece a integração com a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Tocantins-Araguaia, facilitando todo o caminho da produção até outros mercados.
Estrutura mais larga e acessos modernizados
Os acessos à ponte foram construídos com pistas de 12 metros de largura, contando também com acostamento e calçadas de 1,5 metro de cada lado. Além disso, foram implantadas vias marginais para melhorar o fluxo na região.
Obra começou no papel em 2017 e enfrentou disputas
O contrato da ponte foi assinado em 2017, ainda no governo Michel Temer. No ano seguinte, a previsão inicial era começar a construção e entregar a obra em três anos. Mas isso não aconteceu: o projeto entrou em disputa judicial e o DNIT só conseguiu assinar a ordem de serviço em 2020.
Também houve mudanças de valor ao longo dos anos. O projeto começou orçado em R$ 132 milhões, passou para R$ 157 milhões em 2020 e, segundo o DNIT, poderia passar de R$ 232,8 milhões até a conclusão.








