Licenciamento de veículos com placas 1 a 5 deve ser pago até esta sexta, 31, alerta Detran Tocantins

Licenciamento de veículos com placas 1 a 5 deve ser pago até esta sexta, 31, alerta Detran Tocantins
Foto: Felix Carneiro/Governo do Tocantins

 

O Detran do Tocantins alerta que proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3, 4 e 5 precisam quitar o licenciamento anual até esta sexta-feira, 31, para evitar multas e juros.

Já os carros com placas finais 6, 7 e 8 devem regularizar a situação até 30 de novembro, enquanto aqueles com placas 9 e 0 têm prazo até 15 de dezembro, de acordo com a Portaria nº 1.214/2025, publicada no Diário Oficial do Estado nº 6.921.

O licenciamento é o documento que permite a circulação de veículos em todo o território nacional. A obrigatoriedade é determinada pela Resolução nº 110 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pela Portaria nº 1.017/2025 da Secretaria da Fazenda (Sefaz/TO), que asseguram padronização e segurança jurídica em todo o estado.

Quem não pagar o licenciamento ou o IPVA não consegue emitir o CRLV-e. Circular sem o documento correto é considerado infração gravíssima, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

Como gerar o boleto do licenciamento

Para gerar o boleto, basta acessar o site do Detran (www.to.gov.br/detran/veiculos), selecionar “Solicitar serviço”, informar placa e Renavam do veículo e fornecer CPF ou CNPJ do dono.

Após pagar, o CRLV-e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pode ser impresso em papel comum.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias