Procon apreende mais de 800 produtos vencidos em operação de fiscalização de bebidas em nove municípios

Procon Tocantins apreende mais de 800 produtos vencidos em operação de fiscalização de bebidas em nove municípios
Foto: Procon/Governo do Tocantins

 

Com o objetivo de garantir que produtos vendidos à população estejam dentro das normas de segurança e qualidade, o Procon Tocantins coordenou, nesssa quinta-feira, 23, a operação “De Olho no Copo – Dia D”. A ação ocorreu simultaneamente em nove municípios do estado: Palmas, Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional, Guaraí, Colinas do Tocantins, Araguaína, Araguatins e Tocantinópolis.

A iniciativa contou com a colaboração da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, além do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O foco foi a inspeção de lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas, avaliando o cumprimento das normas sanitárias e de defesa do consumidor.

Durante a operação, os fiscais identificaram irregularidades, especialmente produtos com prazo de validade expirado. Ao todo, mais de 800 itens foram apreendidos, distribuídos da seguinte forma: 394 em Araguaína, 179 em Colinas do Tocantins, 121 em Dianópolis, 70 em Palmas e 36 em Tocantinópolis. Foram inspecionadas 72 empresas, com 15 Autos de Infração emitidos por descumprimento da legislação consumerista.

Garantia de segurança ao consumidor

O superintendente do Procon Tocantins, Matheus H. S. Martins, destacou a importância da operação. “Nosso trabalho é garantir que o consumidor possa adquirir produtos de qualidade, dentro do prazo de validade e em condições adequadas de consumo. O órgão continuará atuando de forma rigorosa e integrada com os órgãos parceiros para coibir práticas que coloquem em risco a saúde da população”, afirmou.

Ações preventivas e conscientização

A operação integra o calendário de fiscalizações preventivas do Procon Tocantins, com o objetivo de fortalecer a política de defesa do consumidor e assegurar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “O Procon está atento e presente em todas as regiões do estado. Além da fiscalização, trabalhamos para conscientizar comerciantes e consumidores sobre a importância de seguir as normas de segurança e de verificar sempre o prazo de validade dos produtos antes da compra”, destacou o diretor de Fiscalização, Magno Silva.

Proteção à saúde pública

Amanda Feitosa, diretora de Vigilância Sanitária da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-TO, reforçou a relevância da ação. “Essa ação tem caráter preventivo, voltada para proteger a população contra riscos à saúde. As instituições atuam de forma integrada e proativa na fiscalização do comércio de bebidas alcoólicas, com o objetivo de impedir a circulação de produtos irregulares e garantir a segurança do consumidor”, explicou.

O Procon Tocantins lembra que denúncias podem ser registradas pelo Disque 151 ou via WhatsApp: (63) 99216-6840.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias