Nessa quinta-feira, 23, a Fundação Pró-Tocantins promoveu uma manhã de conscientização dedicada à saúde da mulher, em parceria com o Serviço de Saúde do 2º BPM, o CRP-2, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A programação, parte do “Projeto Azul Rosa”, reuniu militares e servidoras civis em Araguaína para acompanhar a palestra “Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama: o poder da informação”, ministrada pela mastologista Dra. Evelling Lorena Cerqueira de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia no Tocantins.
O encontro teve início com um café da manhã especial e música ao vivo, proporcionando um momento de acolhimento e descontração. Policiais e bombeiras militares da ativa e veteranas além de servidoras civis e pensionistas das unidades de Araguaína e região, participaram da ação acompanhadas de seus comandantes. Após um momento ecumênico, o público acompanhou a palestra e participou do sorteio de brindes oferecidos por parceiros da Fundação.
Durante o evento, foram compartilhadas informações sobre prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com a saúde da mulher. A atividade reforçou o compromisso da Fundação Pró-Tocantins em promover o bem-estar de suas beneficiárias, estimulando o autoconhecimento e o acompanhamento médico regular. O encontro também serviu para aproximar gerações de militares, fortalecendo os laços entre colegas e incentivando hábitos de vida saudáveis.
Comando destaca importância da iniciativa
O comandante do CRP-2, coronel PM João Márcio Costa Miranda, elogiou a realização do evento e ressaltou o papel da Fundação em iniciativas de cuidado com a saúde. Ele afirmou que a ação representa mais um esforço voltado à prevenção e à qualidade de vida das mulheres, dentro e fora da corporação.
Já a coronel PM RR Lyvya Gomes do Prado, coordenadora da Fundação Pró-Tocantins na Região Norte e articuladora do encontro, destacou a importância de manter o tema em pauta. “O objetivo na promoção desse evento em alusão à campanha do Outubro Rosa é mobilizar as mulheres militares e da sociedade em geral para ficarmos atentas na luta contra o câncer de mama e colo do útero. Com informações de prevenção e possível tratamento precoce da doença, as chances de cura são maiores. Devemos também focar em hábitos de vida saudável, que contribuirão para uma maior qualidade de vida e bem-estar social, premissas da nossa Fundação no cuidado com nossos beneficiários”, disse.
Participações
A atividade contou com a presença da coronel PM RR Lyvya Gomes do Prado, coordenadora da Fundação Pró-Tocantins na Região Norte; do coronel PM João Márcio Costa Miranda, comandante do CRP-2; do tenente-coronel PM Abner Alves Martins, subcomandante do CRP-2; do tenente-coronel PM Valdeonne Dias da Silva, comandante do 2º BPM; do tenente-coronel PM Márcio Sousa Costa, subcomandante do 2º BPM; do tenente-coronel Francisco Onildo Moreira Júnior, chefe do Serviço de Saúde do 2º BPM; do major PM Wanderley, subcomandante da 2ª CIPM; do tenente Márcio Greyk, subcomandante do 2º BBM; e do tenente PM RR João Batista Rodrigues Viana, representante da Asmir.









