Inmet prevê calor de até 40 ºC e baixa umidade em várias regiões do Tocantins nesta semana

 

O Tocantins registrou temperaturas entre as mais altas do Brasil nesse domingo, 28. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sete municípios do estado apareceram entre os dez mais quentes do país. A previsão é que a onda de calor continue até sexta-feira, 3 , atingindo todas as regiões.

Nesse domingo, 28 , Porto Nacional, Pedro Afonso, Araguaçu, Peixe, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Palmas figuraram entre as cidades mais quentes do Brasil, com registros acima dos 38 ºC.

O Inmet aponta que a tendência de temperaturas elevadas se mantém, com municípios chegando a 40 ºC nos próximos dias. Nas regiões central e sul, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 20% e 60%.

Palmas

Na capital, a maior intensidade do calor está prevista para quinta-feira, 2 , quando os termômetros devem marcar 39 ºC. Entre segunda-feira, 29 , e sexta, 3 , as temperaturas variam entre 24 ºC e 38 ºC.

Gurupi

A cidade deve atingir 40 ºC já nesta terça-feira, 30 , com umidade mínima de apenas 10% e máxima de 55%. Durante toda a semana, o calor não deve ficar abaixo dos 38 ºC, com céu aberto e poucas nuvens.

Dianópolis

Na região sudeste, a previsão indica umidade mínima de 10% até quarta-feira, 1º. As temperaturas se mantêm acima dos 37 ºC e a máxima pode chegar a 60% de umidade nos períodos mais amenos.

Região Norte

Os municípios do norte terão índices de umidade um pouco mais altos, mas o calor segue presente. Em Araguaína, a previsão é de temperaturas entre 36 ºC e 38 ºC, com variação de umidade entre 30% e 80%.

Diante do tempo seco e quente, a orientação é aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos e redobrar os cuidados com crianças e idosos.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias