Receita Federal paga quarto lote de restituição do IR a 1,9 milhão de contribuintes, nesta sexta-feira, 29

 

A Receita Federal paga nesta sexta-feira, 29 , o quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Esse lote também inclui restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 1.884.035 contribuintes vão receber R$ 2,92 bilhões.

A maior parte do valor será destinada a contribuintes sem prioridade, que entregaram a declaração perto do fim do prazo. A distribuição está assim:

  • 1.454.509 contribuintes sem prioridade;

  • 312.915 que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;

  • 72.434 com idade entre 60 e 79 anos;

  • 22.841 cuja principal fonte de renda é o magistério;

  • 13.515 acima de 80 anos;

  • 7.821 com deficiência física ou mental ou com doença grave.

Desde este ano, quem usou a declaração pré-preenchida junto com a opção de recebimento por Pix também ganhou prioridade no pagamento.

A consulta foi aberta no dia 22 de agosto. Para verificar se vai receber, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para celulares e tablets.

Forma de pagamento

O valor será depositado na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix do tipo CPF. Quem não estiver no lote deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), emitir o extrato da declaração e verificar se há pendências. Caso exista algum erro, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Problemas no depósito

Se o crédito não for realizado, como em casos de conta desativada, o dinheiro ficará disponível para saque por até 1 ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em outra conta em seu nome pelo Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento:

  • 4004-0001 (capitais)

  • 0800-729-0001 (demais localidades)

  • 0800-729-0088 (para deficientes auditivos)

Resgate após 1 ano

Se a restituição não for resgatada dentro de um ano, será necessário solicitar novamente pelo Portal e-CAC. O cidadão deve entrar em “Declarações e Demonstrativos”, acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias