A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), vai lançar ainda neste semestre o edital para cadastrar pessoas interessadas em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA). A Carta de Intenções e Compromissos foi assinada nessa quarta-feira, 27, pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos e pela primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, durante um seminário do Ministério Público do Tocantins (MPTO).
Pela primeira vez, Palmas terá esse serviço, que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados da família por medida protetiva. “Uma capital jovem, moderna e planejada deve cuidar do que é a sua essência: as vidas humanas”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira, reforçando o compromisso com a proteção de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
O serviço funcionará no prédio que abrigava o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis e deve começar até o final do ano, após o credenciamento das famílias. Polyanna Siqueira Campos destacou que a assinatura da Carta de Intenções confirma o foco da gestão em fortalecer a rede de proteção às crianças e jovens de Palmas.
O promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior afirmou que a Família Acolhedora permite um atendimento mais próximo e personalizado às crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem.
Proteção integral e remuneração
Segundo Marlucy Albuquerque, superintendente de Proteção Social Especial da Semas, o serviço será um avanço na política de proteção integral. “O abrigo, por melhor que seja, não exerce o papel familiar, que é importante para o desenvolvimento cognitivo dos atendidos em abrigos institucionais”.
A Prefeitura pagará um salário mínimo para as famílias que receberem as crianças, conforme decisão judicial do Juizado da Infância.
Como se cadastrar
Em Palmas, interessados podem obter informações pelo telefone (63) 3212-7012 ou 3212-7015, e pelos e-mails protecaoespecial.palmas@gmail.com e familiaacolhedora.palmas@gmail.com. Famílias interessadas podem fazer pré-cadastro online clicando aqui.