A partir desta segunda-feira, 14 , estão abertas as inscrições para quem deseja participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo vai até 23h59 do dia 18 de julho, e as inscrições devem ser feitas somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Tudo é online e gratuito.
O Fies é um programa do governo federal criado para ajudar estudantes a cursarem uma faculdade particular, pagando as mensalidades por meio de um financiamento. Ou seja, o aluno estuda agora e só começa a pagar o valor do curso depois da formatura. Desde 2001, o Fies ajuda a garantir o acesso à educação superior em instituições privadas que tenham boa avaliação no MEC.
Neste ano, o Ministério da Educação está oferecendo 112.168 vagas, divididas entre os dois semestres: 67.301 vagas já foram ofertadas no primeiro semestre e 44.867 são para agora, no segundo semestre.
Para tentar uma vaga com financiamento pelo Fies, o estudante precisa seguir alguns critérios:
-
Ter feito o Enem a partir de 2010;
-
Ter tirado pelo menos 450 pontos de média nas provas e não ter zerado a redação;
-
Não pode ter feito o Enem como treineiro (ou seja, só por experiência);
-
A renda familiar por pessoa deve ser de até três salários mínimos (atualmente R$ 4.554, em 2025).
Vagas reservadas no Fies Social
Metade das vagas do processo seletivo deste semestre são destinadas ao Fies Social, uma modalidade criada em 2024. Essa parte do programa é voltada para quem está inscrito no CadÚnico, com renda por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759).
Nesse caso, o financiamento pode chegar a 100% do valor do curso, e ainda há reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Como será feita a seleção
A escolha dos candidatos é baseada nas notas do Enem, levando em conta o tipo de vaga, a categoria de concorrência e o grupo de preferência.
Terão prioridade os candidatos que ainda não têm diploma de ensino superior e nunca usaram o Fies antes.
Pessoas que ainda estão pagando outro financiamento estudantil, ou que não quitaram dívidas anteriores com o Fies ou com o Programa de Crédito Educacional, não podem participar novamente.
Datas importantes do cronograma
-
Resultado da chamada única: 29 de julho
-
Prazo para complementar inscrição: de 30 de julho a 1º de agosto
-
Início da lista de espera: 5 de agosto
-
Encerramento da lista de espera: 19 de setembro
Todos os candidatos, mesmo quem entrar na lista de espera, devem ficar atentos ao cronograma e às regras do edital para não perder a chance de conseguir a vaga.








