Em fórum no Marrocos, governador apresenta o Tocantins como nova fronteira para investimentos no agro

 

O Tocantins marcou presença em um dos principais encontros internacionais entre Brasil e Marrocos. Nesta quarta-feira, 9 , na cidade de Marrakech, o governador Wanderlei Barbosa participou do LIDE Brazil Morocco Forum e apresentou as principais qualidades do estado na área do agronegócio.

Ele foi um dos palestrantes do painel de abertura do evento, chamado “Agronegócio e Segurança Alimentar”, que debateu as oportunidades de negócios entre os dois países.

Durante o discurso, o governador explicou que o Tocantins, mesmo sendo o estado mais novo do Brasil, já se tornou um grande produtor agropecuário da região Norte. Ele destacou que o estado está avançando na industrialização dos seus produtos, além de ter boa estrutura logística, como a Ferrovia Norte-Sul e rodovias que facilitam o transporte.

“Nosso objetivo é um crescimento econômico focado na sustentabilidade e o Tocantins vai continuar crescendo com essa vocação: sendo um estado produtivo, mas também estratégico para o escoamento da produção de toda uma região. É por isso que faço questão de estar presente neste fórum, para mostrar ao empresariado, tanto brasileiro quanto internacional, que o Tocantins é uma das novas fronteiras mais promissoras para investir e empreender. Temos terras férteis e produtivas, e naturalmente precisamos de insumos como o fosfato, que o Marrocos produz em larga escala, para a fabricação de fertilizantes e a correção do solo. Essa cooperação é fundamental para fortalecer ainda mais o nosso agronegócio”,  disse Wanderlei Barbosa.

Ele reforçou que a presença no fórum é uma chance de mostrar o Tocantins como um bom lugar para investir, tanto para empresários brasileiros quanto estrangeiros.

Brasil passou de importador a potência agrícola

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura do Brasil, Irajá Lacerda, também falou durante o evento. Ele contou que, há cerca de 50 anos, o Brasil precisava importar a maior parte dos alimentos que consumia. Mas isso mudou com o tempo, graças a políticas públicas, investimentos em ciência e o esforço dos agricultores. “Hoje, o Brasil é um dos principais protagonistas na garantia da segurança alimentar global”.

Secretário do Tocantins fala em “mão dupla” nas relações com o Marrocos

O secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Thomas Jefferson, disse que o estado vem crescendo mais rápido que a média nacional na produção de grãos e na pecuária. Isso fez com que aumentasse também a demanda por fertilizantes.

Segundo ele, o Marrocos é um dos maiores exportadores do mundo de fertilizantes, como o fosfato, essencial para o solo. Por isso, fortalecer a relação com o país pode trazer muitos benefícios.  “É uma via de mão dupla: enquanto levamos o potencial do Tocantins ao mundo, também buscamos parcerias que impulsionem ainda mais o nosso desenvolvimento”, explicou.

O que é o LIDE Brazil Morocco Forum

O LIDE Brazil Morocco Forum acontece de 8 a 11 de julho, em Marrakech. O evento é organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais e tem como objetivo aproximar Brasil e Marrocos por meio de acordos comerciais, investimentos e trocas de experiências.

Líderes do setor público e privado dos dois países se reúnem para conversar sobre áreas como energia, agricultura, infraestrutura e inovação, buscando parcerias e novas oportunidades de negócios.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias