A partir das 10h desta segunda-feira, 23 , estará disponível a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Esse grupo inclui aproximadamente 6,5 milhões de contribuintes e é o maior já registrado tanto em quantidade de beneficiados quanto em valor a ser pago. O lote contempla também restituições de anos anteriores que ainda estavam pendentes.
De acordo com a Receita Federal, o montante a ser devolvido aos contribuintes neste lote chega a R$ 11 bilhões. Todo esse valor será destinado exclusivamente a pessoas que têm prioridade no recebimento.
Os pagamentos estão organizados da seguinte maneira:
-
4.764.634 pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram o Pix como forma de recebimento;
-
1.044.585 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
-
496.650 profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério;
-
148.090 cidadãos com 80 anos ou mais;
-
91.363 pessoas com alguma deficiência física ou mental, ou com doença grave.
Este ano, os contribuintes que utilizaram ao mesmo tempo a declaração pré-preenchida e Pix passaram a ter prioridade nos pagamentos, mesmo sem estarem entre os grupos prioritários definidos por lei. Neste lote, todos os beneficiados estão dentro das categorias com direito prioritário.
Como fazer a consulta
Para verificar se vai receber a restituição neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar na seção “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. Outra opção é utilizar o aplicativo oficial da Receita, disponível para celulares e tablets.
Data de pagamento e o que fazer se não receber
Os depósitos estão programados para acontecer no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou chave Pix CPF informada na declaração.
Se o nome do contribuinte não aparecer na lista, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), consultar o extrato da declaração e verificar se há alguma pendência. Caso necessário, é possível retificar a declaração e aguardar os próximos lotes.