Nesta quarta-feira, 11, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), vai entregar dois restaurantes comunitários à população: o Restaurante Comunitário de Taquaralto, às 10 horas, e o Restaurante Tereza Cristina Ayres, na região norte da cidade, às 12 horas. Esses locais estavam fechados desde novembro de 2022 e agora foram totalmente reformados, com ar-condicionado e nova área verde ao redor.
Na terça-feira, 10, a primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, visitou os restaurantes, conferiu os serviços e almoçou no local. “Uma comida saudável, saborosa, um lugar climatizado. Estou muito feliz e emocionada com mais esse presente para a população da nossa Capital”, comentou.
A secretária destacou que enfrentar a fome e a falta de alimentos é uma tarefa que precisa do compromisso do poder público e de muita sensibilidade. “Por isso, a determinação do prefeito Eduardo, desde os primeiros dias da gestão, foi de priorizarmos os processos para reabertura dos restaurantes e assim foi feito”.
Refeições acessíveis
Felipe Coelho, nutricionista e responsável pela Segurança Alimentar da Semas, falou da importância desses restaurantes para a comunidade, principalmente para quem está em situação difícil. “Esses locais são importantes porque vão proporcionar à comunidade uma refeição balanceada e de baixo custo”.
Quem pode usar os restaurantes e preços
Os restaurantes fazem parte de um programa que garante o direito à alimentação para toda a população, sem restrição. O preço das refeições será de R$ 3,00, mas pessoas em situação de rua não pagam nada. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.
Reformas
Os dois restaurantes passaram por reformas completas. Foram melhoradas a iluminação, instalado ar-condicionado e feita a revitalização dos jardins. O investimento total das obras foi de R$ 5.470.937,09, financiado com recursos da Prefeitura de Palmas.