Polícia investiga fraude no Detran para liberar veículos sem vistoria com ajuda de servidora e despachante

 

A Polícia Civil do Tocantins realizou uma operação na manhã dessa quinta-feira, 5 , para investigar um esquema suspeito de fraude em serviços ligados ao Detran. A ação foi coordenada pela 6ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC), com sede em Paraíso do Tocantins, e teve como alvo quatro locais onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

As equipes da polícia estiveram em imóveis nas cidades de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. A operação contou com o apoio da 5ª Regional da Polícia Civil de Paraíso e da 84ª Delegacia de Formoso. A investigação aponta que, em 2021, um grupo de pessoas teria alterado informações no sistema oficial do Detran para liberar veículos que estavam com irregularidades, inclusive sem vistoria.

De acordo com o delegado Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho, responsável pela investigação, as suspeitas envolvem uma servidora do Ciretran de Lagoa da Confusão, um vistoriador e um despachante de Formoso do Araguaia.  “Identificamos fortes indícios de que havia um acordo entre esses envolvidos para burlar os procedimentos legais e inserir dados falsos com a finalidade de legalizar veículos irregulares. Em depoimento a vistoriadora chegou a admitir ter recebido pagamentos para emitir laudos fraudulentos. Isso compromete a segurança viária e a confiança nos órgãos públicos”.

Documentos foram recolhidos para análise

Durante a operação, os policiais recolheram documentos e equipamentos nos locais ligados aos investigados. O objetivo agora é reunir provas que confirmem a existência do esquema e ajudem a identificar todos os participantes.

Apuração continua para descobrir mais envolvidos

A Polícia Civil do Tocantins informou que o trabalho de investigação segue em andamento. Todo o material apreendido será analisado com cuidado e pode ajudar a esclarecer até onde o esquema chegou e quem mais pode estar envolvido.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias