Governador doa terrenos para construção das primeiras sedes próprias do Ibama e da Funai em Palmas

 

Durante a Agrotins 2025, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, oficializou a doação de terrenos ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os espaços, localizados na quadra AA-NE 20 em Palmas, serão usados para construir as primeiras sedes próprias dos dois órgãos federais no estado. A cessão foi formalizada por meio de decretos assinados no evento, marcando uma medida estratégica voltada ao fortalecimento institucional de ações ambientais e indígenas.

Ao comentar a decisão, o governador destacou a importância da cooperação entre esferas de governo. “Com essas doações de terrenos ao Ibama e à Funai, estamos contribuindo para que os órgãos, que desempenham um papel essencial no nosso estado, possam atuar com mais estrutura e eficiência. Precisamos unir esforços e trabalhar, juntos, para cuidarmos do meio ambiente e dos povos originários e conseguirmos avançar.

Marcello Lelis, secretário estadual do Meio Ambiente, também reforçou o alinhamento entre instituições. Ele destacou que o Ibama conta com o apoio do Governo do Tocantins em diversas frentes, incluindo a ampliação das políticas públicas ambientais.

“Vejo este momento como um marco na história da política ambiental do estado. Trabalhamos de forma articulada com o Ibama, o Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins], o Batalhão de Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público. Quando o Ibama e a Funai precisam de apoio do Governo do Tocantins para fortalecer suas estruturas e atuar com mais eficiência, nós nos colocamos à disposição, pois essa é a nossa forma de trabalhar”, declarou o secretário.

Prevfogo vai ganhar base física

A doação de um dos terrenos tem como destino imediato a instalação da base do Programa Prevfogo, coordenado pelo Ibama. Segundo o superintendente do órgão no Tocantins, Leandro Milhomem, o espaço de mil metros quadrados ao lado da atual sede será usado para organizar os equipamentos das brigadas federais que atuam no combate a incêndios florestais. O estado conta com 15 brigadas uma das maiores estruturas do país e precisava de um local adequado para armazenamento e gestão desses materiais.

Primeira sede própria da Funai no Brasil

Para a Funai, o terreno doado representa mais do que infraestrutura: simboliza reconhecimento e avanço histórico. “Este momento é histórico no Brasil, pois não existe prédio próprio da Funai e este vai ser o primeiro. O terreno que nós estamos recebendo é extremamente importante para nós. O nosso povo está muito feliz com isso, o Governo está trabalhando com o Governo Federal e faço questão de agradecer o governador Wanderlei Barbosa. Serão beneficiados mais de 30 mil indígenas”.

Agrotins celebra 25 anos

As assinaturas dos decretos ocorreram durante a 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que celebrou um quarto de século promovendo inovação e desenvolvimento no campo.

O evento, organizado pelo Governo do Estado com apoio de secretarias, agências e fundações públicas, reuniu empresas, pesquisadores, órgãos ambientais e representantes do agronegócio em uma grande vitrine de projetos e soluções tecnológicas.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias