Em cerimônia realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Palmas, a Polícia Militar do Tocantins oficializou nesta quarta-feira, 7 , sua participação em duas iniciativas nacionais voltadas à melhoria da segurança pública: o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força e o Escuta SUSP.
A solenidade reuniu autoridades como o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, o secretário estadual da Segurança, Bruno Azevedo, e o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.
A adesão ao Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força marca o início de um ciclo de capacitação e investimento para a PMTO. A iniciativa, instituída pelo Decreto nº 12.341/2024, tem como foco padronizar e aprimorar o uso da força pelas corporações em todo o país, por meio de treinamento técnico, regulamentação, diagnósticos e avaliação de impacto. O objetivo é promover a segurança tanto dos profissionais quanto da população, reforçando a legitimidade da atuação policial.
Como parte do pacote de ações, a Polícia Militar do Tocantins será beneficiada com equipamentos modernos. Estão previstos 524 dispositivos de incapacitação neuromuscular, 1.817 espargidores de agente pimenta, além de suporte técnico e formação continuada. Em contrapartida, a PMTO se compromete com ajustes internos, incluindo mudanças em normativas e currículos de formação.
Atenção à saúde mental dos agentes
A solenidade também selou a entrada do Tocantins no Projeto Escuta SUSP, voltado ao cuidado psicológico dos profissionais da segurança pública. A iniciativa é promovida pela SENASP em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência na área de prevenção ao suicídio.
A proposta é oferecer acompanhamento psicológico on-line e gratuito para policiais civis, militares, penais, bombeiros e peritos. “A adesão do Tocantins a este projeto nacional é um passo importante. Quando nós olhamos a saúde mental do profissional de Segurança Pública, nós estamos levando a ele qualidade de vida, estamos proporcionando uma melhor convivência com sua família, o que propiciará a este profissional um melhor desempenho nas suas funções”, declarou o secretário Mário Sarrubbo.
Compromisso com o futuro da segurança
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa, reforçou os ganhos com a adesão. “Esta parceria com a SENASP é de grande relevância para a Polícia Militar do Tocantins. O policial militar possui maior segurança quando em serviço e consequentemente para o cidadão tocantinense. Essa parceria reforça o nosso compromisso com uma polícia cada vez mais técnica e eficiente”.