Chuvas intensas e ventos de até 60 km/h colocam quase todo o Tocantins em alerta até quarta-feira

 

A maior parte do Tocantins — com exceção da região norte — está em alerta para o risco de temporais nos próximos dias. Emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso prevê chuvas intensas e ventos que podem atingir até 60 km/h.

Embora a previsão aponte para chuvas diárias até o próximo sábado, 26 , o período crítico do alerta vale até as 10h da quarta-feira, 23. Estão previstos volumes de até 60 mm por hora, com possibilidade de trovoadas e ventos fortes. Ainda que o risco de alagamentos, descargas elétricas e quedas de energia seja considerado baixo, é importante manter a atenção.

Na capital, a previsão é de céu encoberto com pancadas de chuva ao longo do dia e trovoadas à noite, tanto na quarta quanto na quinta-feira. As temperaturas devem variar entre 24 °C e 32 °C. O vento será leve a moderado, mas com rajadas em alguns períodos.

Gurupi terá tempo nublado e chuva isolada

Em Gurupi, no sul do estado, o dia promete muitas nuvens e pancadas isoladas. A mínima prevista é de 22 °C e a máxima chega a 29 °C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 60% e 70%.

Dianópolis, no sudeste do Tocantins, também deve enfrentar tempo instável. A previsão aponta para pancadas de chuva pela manhã, seguidas de trovoadas à tarde. As temperaturas ficarão entre 21 °C e 31 °C.

Cuidados durante os temporais

Diante da possibilidade de ventos mais fortes, o Inmet orienta que a população evite se abrigar sob árvores e não estacione veículos próximos a estruturas frágeis como torres e outdoors. Também é recomendado não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil pelo número 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias