Semana Santa no Tocantins movimenta cidades com fé, cultura popular e turismo religioso; confira programação

 

Rituais de fé e expressões artísticas estão dando o tom da Semana Santa 2025 em diversos cantos do Tocantins. Até o domingo, 20 , romarias, encenações e celebrações religiosas tomam conta de ruas, igrejas e praças, reunindo fiéis, moradores e visitantes em uma experiência marcada pela religiosidade popular e pelo turismo cultural.

A programação inclui desde missas e caminhadas penitenciais até espetáculos teatrais que recontam os últimos passos de Jesus. A religiosidade local se mistura com manifestações artísticas e culturais, criando momentos que fortalecem tanto a identidade comunitária quanto o turismo regional.

Para o secretário estadual do Turismo, Hercy Filho, o apoio do governo tem sido essencial para garantir que essas manifestações se fortaleçam. “A Semana Santa é uma das datas mais importantes do calendário cristão e também um dos momentos de maior expressão religiosa no Tocantins”.

Na capital, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, promovida pela Cia Art’Sacra, será apresentada na Sexta-feira Santa, 18 de abril, às 20h, na Praça dos Girassóis. Com mais de 100 participantes, o espetáculo conta com a presença da atriz Gisele Itié, interpretando Maria, e do ator tocantinense Ivo Gandra, no papel de Jesus.

A apresentação é gratuita, com entrada solidária (doação de 2 kg de alimentos), e valoriza a inclusão ao reunir artistas com deficiência, indígenas e pessoas idosas. O evento é considerado uma das maiores montagens religiosas do Norte do país.

Outras cidades também realizam apresentações:

  • Gurupi terá encenação às 19h30, ao lado da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição;

  • Araguaína, por sua vez, contará com a Via Sacra organizada por jovens do grupo Juancris, a partir das 18h, no distrito de Novo Horizonte. A celebração será seguida por atividades de Páscoa para crianças, com apoio da Prefeitura.

Um dos pontos altos da Semana Santa no Tocantins acontece na Serra do Estrondo, em Paraíso. A romaria reúne centenas de devotos que sobem a serra em oração, relembrando o caminho de Jesus.

A agenda inclui:

  • Missa no alto da Serra, nesta quarta (16), às 19h30;

  • Show da cantora católica Adriana Arydes, às 21h;

  • Subida da Penitência e Via-Sacra, na sexta (18), a partir das 5h30;

  • Corrida Ecológica da Aleluia, no sábado (19), às 7h.

As celebrações têm apoio da Paróquia São José Operário e da Prefeitura de Paraíso do Tocantins.

Tradições preservadas em cidades históricas

Em localidades com forte herança religiosa, como Monte do Carmo, Dianópolis e Natividade, a Semana Santa é sinônimo de memória, fé e tradição.

Em Dianópolis, as procissões e encenações são organizadas pela Matriz de São José. A programação conta com:

  • Procissão do Encontro nesta quarta (16), às 19h;

  • Procissão do Fogaréu, à meia-noite de quinta;

  • Via-Sacra na manhã da Sexta-feira Santa, às 8h, seguida de missa e procissão à noite.

A cidade transmite os eventos pelas redes sociais da paróquia, ampliando o alcance da tradição.

Em Natividade, a celebração do Domingo de Páscoa, 20 , começa com a Missa da Ressurreição às 7h30, na Igreja Matriz, e segue com o tradicional encontro das folias, que inicia o giro de 40 dias por fazendas da região para arrecadação de donativos para os Festejos do Divino Espírito Santo.

Monte do Carmo

Monte do Carmo também mantém viva a tradição das folias de Páscoa. Os grupos se preparam para o giro de 40 dias logo após a Missa da Ressurreição, no domingo. Durante toda a Quaresma, a cidade encenou a Via-Sacra às sextas-feiras.

A última encenação será nesta Sexta-feira Santa, 18 , às 19h, seguida da procissão com o Senhor Morto, no estacionamento da Paróquia de Nossa Senhora de Monte do Carmo.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias