Presidente da Aleto enaltece tema da Campanha da Fraternidade 2025 em favor do meio ambiente

Presidente da Aleto enaltece tema da Campanha da Fraternidade 2025 em favor do meio ambiente
Por: Elpídio Lopes/Dicom Aleto

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), abriu espaço na sessão matutina desta quarta-feira, 9, para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Igreja Católica.

O lançamento, que vem acontecendo todos os anos no Parlamento, foi feito pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

A campanha é idealizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e traz como tema “Ecologia Integrada”, com o objetivo de chamar a atenção para a preservação ambiental no Brasil.

Amélio Cayres agradeceu ao arcebispo e a Igreja por apresentar a campanha, segundo destacou, com um tema de suma importância. O deputado mencionou que o contexto tratado vem acertadamente em um ano em que será realizado no Brasil a COP-30, e ajudará a chamar a atenção do mundo para a pauta do meio ambiente.

“Mais importante que chamar a atenção do mundo é formar a consciência que as pessoas precisam ter quanto à preservação do ambiente, não só para o presente, mas também para as próximas gerações”, disse Amélio.

Dom Pedro iniciou seu discurso fazendo referência à Cop-30 e aos 800 anos dos cantos das criaturas, escritos por São Francisco de Assis, que segundo o bispo podem ser vistos como defesa da integração dos seres e a preservação da natureza.

O religioso disse que a frase ‘ecologia integral’ é uma expressão do Papa Francisco, que significa dizer que tudo está integrado, que no ambiente uma coisa depende da outra. No evento, Dom Pedro distribuiu aos parlamentares uma cartilha e uma carta sobre a Campanha da Fraternidade.

Outros deputados

O deputado Ivory de Lira (PCdoB) destacou que o tema da campanha é “feliz e oportuno”. Para ele, a produção de alimento, “de suma importância”, não pode perder de vista a preservação ambiental. “A Assembleia deve dar sua contribuição à preservação, pois a vida depende desses cuidados tão fundamentais.”

A deputada Cláudia Lelis (PV) também enfatizou a importância do tópico da campanha, pela atualidade do tema, pauta também do Governo do Estado.

Por: Elpídio Lopes/Dicom Aleto

Foto de Barbara Hane
Barbara Hane
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias