Governo e TJTO discutem criação de banco de dados com DNA e digitais de custodiados

 

Uma iniciativa conjunta entre o Governo do Tocantins e o Tribunal de Justiça do Estado pode mudar a forma como o Estado lida com a identificação de pessoas que entram no sistema judicial. A ideia é criar um banco de dados com informações genéticas (DNA) e biométricas (como impressões digitais) de indivíduos que passam pelo sistema, desde o momento do primeiro registro.

A proposta foi debatida na sexta-feira, 4, em reunião entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO) e a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A criação do banco de dados seria formalizada por meio de um termo de cooperação entre as instituições, prevendo a coleta dos dados no momento em que o cidadão é inserido no sistema de justiça.

O secretário de Segurança Pública, Bruno Azevedo, defendeu que o processo de coleta seja integrado à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Para ele, a iniciativa pode representar um marco nas investigações criminais.

“Um banco de dados com essas informações é essencial. A coleta e  estabelecimento de perfis genéticos representam um grande avanço na instrução de investigações criminais e identificação de pessoas desaparecidas. Além disso, com a nova CIN buscaremos fortalecer a cidadania dos custodiados, viabilizando aos indivíduos que ingressarem no sistema, o seu registro atualizado”, destacou o secretário.

Representando o TJTO, o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho manifestou apoio à proposta. Segundo ele, o Judiciário tem interesse direto em ações que agilizem a identificação de pessoas e fortaleçam o sistema de segurança.

“Nosso encontro teve como objetivo identificar o que a SSP/TO precisa para garantir que essa coleta ocorra logo no início da passagem do indivíduo pelo sistema. Assim, conseguimos fortalecer a identificação criminal e alimentar os bancos de dados com maior agilidade e precisão”, explicou o desembargador.

Reunião contou com diversas lideranças

Também participaram do encontro o diretor de Inteligência da Polícia Civil, Ronie Augusto Esteves; o superintendente de Inteligência e Estratégia, Emerson Francisco de Moura; a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro; o secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Pereira de Amorim; além do juiz auxiliar da Corregedoria, Manuel de Faria Reis Neto.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]