TJTO declara inconstitucional limite de licença-maternidade para adotantes de crianças com mais de um ano

 

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins decidiu, por unanimidade, que o parágrafo 1º do artigo 2º da Lei Estadual nº 1.981/2008 é ilegal. Esse parágrafo determinava que servidoras que adotassem crianças com mais de um ano de idade só poderiam ter uma prorrogação de licença-maternidade de 15 dias, enquanto aquelas que adotassem crianças de até um ano tinham direito a 60 dias de prorrogação.

O caso envolveu uma servidora estadual de 42 anos, que adotou uma criança com mais de um ano de idade em 2024. Ela pediu a licença-maternidade de 180 dias, sendo 120 dias da licença regular e mais 60 dias de prorrogação. Contudo, a Secretaria de Estado da Administração concedeu apenas 4 meses de licença, com uma prorrogação de apenas 15 dias, seguindo o que estava previsto no parágrafo da lei.

Princípio da igualdade e proteção à criança

A servidora entrou com um Mandado de Segurança, alegando que a concessão de apenas 15 dias de prorrogação violava os princípios de igualdade e de proteção integral à criança, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

No final de 2024, o TJ decidiu, de forma preliminar, suspender a limitação imposta pela Secretaria e determinou que a licença-maternidade fosse prorrogada por 60 dias completos, como ela havia solicitado.

Decisão final e fundamentação constitucional

No julgamento final do caso, realizado em 20 de março de 2025, o relator, juiz Márcio Barcelos, seguiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece que a prorrogação da licença-maternidade para servidoras adotantes deve ter a mesma duração que a concedida às gestantes, sem diferenças baseadas na idade da criança.

A decisão do Tribunal de Justiça deixou claro que estabelecer prazos diferentes para a prorrogação da licença-maternidade violava princípios constitucionais, como a igualdade, a dignidade humana e a proteção da criança. Além disso, o tribunal ressaltou que essa diferenciação dificultava a adaptação da criança ao novo lar, indo contra as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]