Entre a sexta-feira, 21 , e domingo, 23 , mais de 40 milhões de trabalhadores realizaram a simulação do novo crédito consignado, lançado para empregados da iniciativa privada. O Ministério do Trabalho e Emprego revelou que, no total, 40.180.384 simulações foram feitas, demonstrando grande interesse pela nova modalidade de crédito, que entrou em vigor na última sexta-feira e tem o potencial de beneficiar até 47 milhões de pessoas.
Durante esse período de três dias, 4.501.280 propostas de crédito foram apresentadas aos trabalhadores. Além disso, 11.032 contratos foram formalizados por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, permitindo que os trabalhadores já comecem a acessar o crédito com descontos diretamente na folha de pagamento.
O novo programa, denominado Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho, foi criado por medida provisória no dia 12 de março e visa atender empregados com carteira assinada da iniciativa privada, incluindo trabalhadores domésticos, rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).
A novidade oferece a possibilidade de contratar crédito com taxas mais baixas, utilizando o compartilhamento de dados do eSocial — um sistema eletrônico que centraliza as informações trabalhistas.
Expansão para instituições financeiras
Com a nova modalidade, mais de 80 bancos e instituições financeiras terão acesso ao perfil de trabalhadores com carteira assinada por meio do eSocial. A partir de 25 de abril, todos os bancos terão a autorização para oferecer o crédito consignado em suas plataformas digitais, facilitando ainda mais o acesso ao crédito para os trabalhadores formais.