Tocantins recebe apoio financeiro da União Europeia para implantação do CAR 2.0 e Selo Verde

 

O Governo do Tocantins recebeu 155 mil euros da União Europeia, por meio do programa AL-INVEST Verde, para implantar o CAR 2.0. Essa ferramenta será importante para a criação da plataforma Selo Verde no Estado.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo submetido à União Europeia no fim de 2024.

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Marcello Lelis, disse que o apoio financeiro é muito importante, pois a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem sido uma prioridade no Tocantins.  “Este suporte financeiro chega para nos ajudar muito nesta tarefa de implantar o CAR 2.0 no Tocantins”.

A gerente Sênior do Programa AL-INVEST Verde explicou que o objetivo é melhorar a governança ambiental e a transparência na cadeia de suprimentos. A adoção do CAR 2.0 e do Selo Verde no Tocantins mostra o compromisso com a sustentabilidade e o alinhamento com as exigências do mercado internacional.

Ferramentas de apoio para os produtores rurais

O diretor do Centro de Inteligência Territorial (CIT), Dr. Felipe Nunes, falou sobre como o CAR 2.0 e o Selo Verde serão adaptados para o Tocantins. Ele explicou que essas ferramentas serão públicas e acessíveis aos produtores rurais, permitindo que eles tenham um diagnóstico detalhado e gratuito sobre a situação ambiental de suas propriedades.

O que é o CAR 2.0

O CAR 2.0 é uma ferramenta que utiliza imagens de satélite e algoritmos para analisar automaticamente as propriedades rurais e verificar se estão cumprindo as leis ambientais. Ele ajuda a identificar problemas que precisam ser corrigidos pelos donos das terras.

O professor Raoni Rajão, da UFMG, destacou que o CAR 2.0 vai permitir ao Estado emitir certidões de regularidade ambiental de forma automática, usando dados interligados e inteligência artificial. Isso tornará o processo mais rápido e claro, ajudando na gestão do meio ambiente.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias