Nessa segunda-feira, 27 , a Polícia Militar deu início à “Operação Volta às Aulas”, que integra a maior operação de segurança, a “Operação Escola Segura”. O evento foi realizado na cidade de Arraias, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e contou com a participação de aproximadamente 80 profissionais da educação, incluindo professores, psicólogos, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e equipes administrativas de diversas escolas da região.
O encontro contou com a presença de representantes de várias instituições de ensino, entre elas a Escola Silva Dourado, o Colégio Militar do Tocantins, Brigadeiro Felipe, Jacy Alves de Barros, Joana Batista Cordeiro e a Escola Agrícola David Aires França.
Autoridades locais também marcaram presença, como o Superintendente Regional de Educação, Cleber Flávio de Paula Teixeira, o comandante do 10º Batalhão PM, Tenente-Coronel Gleidison Carvalho, e o Comandante da 1ª Companhia Operacional de Arraias, Tenente Jairo Aquino.
Capacitação focada na segurança no ambiente escolar
Durante o evento, o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar ministrou uma capacitação focada em práticas de segurança comunitária, com ênfase na proteção de alunos, educadores e outros profissionais da área.
Ao final da capacitação, foi criada a Rede Comunitária de Segurança Escolar (RCE Escolar), um novo grupo destinado a fortalecer a segurança nas escolas da cidade, gerido pela Polícia Militar. Essa iniciativa já é implementada desde 2015 nas áreas comerciais e agora foi estendida para o contexto escolar de Arraias.