TCE/TO e FNDE trabalham em parceria para revitalizar obras paradas na educação infantil do Tocantins

A partir desta quarta-feira, 27, as equipes iniciarão suas visitas aos 33 municípios, partindo em comboio da sede do Tribunal

 

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) lança nesta quarta-feira, 27 , às 9h, no auditório da Corte, o Projeto Mãos à Obra. O principal objetivo deste projeto é orientar e auxiliar os gestores públicos de 33 municípios na retomada de 43 obras que estavam paralisadas ou inacabadas na área da Educação Infantil, abrangendo creches, escolas, quadras esportivas, e, assim, possibilitar a entrega dessas estruturas à população do Tocantins.

Essa ação só se tornou possível graças à parceria estabelecida entre o TCE Tocantins e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Projeto Mãos à Obra está inserido no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Paralisadas da Educação Básica, regulamentado pela Medida Provisória 1.174, de 12 de maio de 2023. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, conduzida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo FNDE.

Para executar esse projeto, o TCE montou 12 equipes compostas por servidores da própria Corte, da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Essas equipes serão responsáveis por visitar os municípios onde as obras estavam paralisadas, com o propósito de oferecer orientação técnica aos gestores. É fundamental destacar que essa ação não possui caráter fiscalizatório, sendo eminentemente técnica e pedagógica, com o objetivo de orientar os administradores locais.

A partir desta quarta-feira, 27, as equipes iniciarão suas visitas aos 33 municípios, partindo em comboio da sede do Tribunal. Durante essas visitas, os técnicos realizarão um levantamento completo das obras, documentando e fotografando a situação de cada uma delas. Para a concretização desses trabalhos, foram firmados termos de cooperação entre o Tribunal, os municípios e os demais parceiros envolvidos no projeto.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias