Plano orçamentário de R$ 17,4 bilhões para 2025 é protocolado na Aleto com foco em infraestrutura, saúde e educação

O projeto também contempla a ampliação das Unidades Administrativas Integradas (Pronto), que visam facilitar o acesso aos serviços públicos

 

Na última sexta-feira, 13 , foi apresentado na Assembleia Legislativa do Tocantins o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2025. O documento sugere um orçamento de R$ 17,4 bilhões para o próximo ano, o que representa um aumento de quase 20% em relação ao orçamento atual.

O PLDO define as metas fiscais e as previsões financeiras para os próximos três anos, até 2027. O projeto inclui estimativas de receitas, despesas e da dívida pública. Entre os destaques está o crescimento do PIB do Tocantins, que tem sido superior ao crescimento nacional e da região Norte.

“O compromisso do nosso Governo é direcionar de forma eficiente os recursos para as áreas que mais impactam positivamente a vida de todos os tocantinenses. Apresentamos o projeto que tem como objetivo assegurar que em 2025 poderemos seguir fazendo uma boa gestão, atendendo as demandas e necessidades da população por meio das nossas secretarias e autarquias”, explicou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes e os secretários da Fazenda, Donizete Silva e do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, estiveram na AL-TO para protocolar o documento. Foto: Divulgação/Secom. 

 

O orçamento proposto prioriza a infraestrutura e o desenvolvimento. Está previsto o prosseguimento de obras importantes, como a duplicação da rodovia entre Palmas e Luzimangues. Na saúde, o projeto prevê a construção de um novo hospital voltado para a saúde da mulher e a maternidade, além da ampliação de hospitais já existentes. Na educação, a criação de novas escolas de tempo integral é um dos focos.

Apoio a Setores Específicos

O PLDO também busca apoiar o agronegócio, com ações voltadas para o desenvolvimento das cadeias produtivas da agropecuária. No setor do turismo, o plano inclui a realização de eventos e a promoção de locais turísticos importantes, como o Jalapão e o Parque Estadual do Cantão.

O projeto também contempla a ampliação das Unidades Administrativas Integradas (Pronto), que visam facilitar o acesso aos serviços públicos. Também estão previstos recursos para reduzir o déficit do regime próprio de previdência e para o sistema de proteção dos militares.

A Função da Lei de Diretrizes Orçamentárias

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é crucial para o planejamento financeiro do Estado. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), estabelecendo as prioridades e metas fiscais. A LDO deve seguir as diretrizes da Constituição Estadual e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias