Justiça do Tocantins ordena bloqueio de valores em ação por irregularidades trabalhistas contra empresas

A Ação Civil Pública, ajuizada em outubro de 2016 pelos procuradores Lincoln Roberto Nobrega Cordeiro e Rodrigo Bezerra Martins, surgiu após a abertura de quatro Inquéritos Civis

 

O juiz Rogério Neiva Pinheiro, da 1ª Vara do Trabalho de Araguaína (TO), atendeu ao pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pela procuradora Luciana Correia da Silva, e concedeu uma tutela de urgência.

“Sem prejuízo da suspensão, ante o poder geral de cautela e o fundado receio de ocultação de valores, concedo tutela de urgência para determinar, até de imediato, o bloqueio de valores dos sócios das executadas”, decidiu o juiz.

A Ação Civil Pública, ajuizada em outubro de 2016 pelos procuradores Lincoln Roberto Nobrega Cordeiro e Rodrigo Bezerra Martins, surgiu após a abertura de quatro Inquéritos Civis. As investigações revelaram várias irregularidades trabalhistas na Construtora Jurema Ltda e nas empresas terceirizadas por ela, como a Encop – Engenharia & Construções Ltda. – EPP.

Irregularidades Identificadas

Entre as principais irregularidades identificadas estão os atrasos no pagamento dos salários, controle inadequado e fictício da jornada de trabalho, e a jornada extraordinária realizada em desacordo com a legislação. Também, foram constatadas falhas na documentação dos empregados e ausência de medidas de proteção essenciais para a prevenção de acidentes de trabalho.

Situação das Empresas

A Construtora Jurema chegou a um acordo com o MPT, que foi homologado pelo juiz. Porém, as demais empresas envolvidas apresentaram contestações, e as tentativas de conciliação foram infrutíferas.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias