Governo do Tocantins prorroga o prazo de emergência zoossanitária em resposta à ameaça da gripe aviária

Mesmo sem casos registrados, o governo intensificou as ações preventivas desde maio do ano passado

 

O governador Wanderlei Barbosa (REP) prorrogou por 180 dias o decreto de emergência zoossanitária no Tocantins devido aos casos de gripe aviária no Brasil. A medida, assinada pelo presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec-TO), Paulo Antônio de Lima Jaime, pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, e pelo secretário-chefe da Casa Civil Deocleciano Gomes Filho, foi oficializada no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) da última quarta-feira, 17.

MEDIDA PREVENTIVA: 

A decisão de declarar emergência foi tomada em 21 de julho de 2023, após recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que orientou os Estados a adotarem medidas para conter a propagação da gripe aviária. O Mapa destacou a necessidade de prevenção e controle da disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade.

Até 22 de dezembro de 2023, o Ministério registrou 151 casos em aves silvestres, aves de subsistência e mamíferos, mas o Tocantins não apresentou nenhum caso da doença.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO: 

A prorrogação, conforme o governo, fundamenta-se na “Nota Técnica NVEP/PESA 01/24, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e do Programa Estadual de Sanidade Avícola, da ADAPEC”. O documento destaca a importância de manter a vigilância e ações preventivas.

AÇÕES DE PREVENÇÃO: 

Mesmo sem casos registrados, o governo intensificou as ações preventivas desde maio do ano passado. A Adapec realizou estudos sorológicos e de vigilância na avicultura industrial, promoveu cursos em emergência sanitária, simpósios, reuniões quinzenais com instituições públicas e privadas, além de palestras para produtores rurais. A divulgação abrangente focou em prevenção, notificação e cuidados.

INFLUENZA AVIÁRIA E CANAIS DE COMUNICAÇÃO: 

A influenza aviária é uma doença altamente contagiosa que afeta aves domésticas, silvestres e, ocasionalmente, mamíferos. Em caso de suspeita, a Adapec deve ser notificada imediatamente pelos canais: telefone 0800 063 11 22, site adapec.to.gov.br, ou presencialmente nas unidades presentes em todos os municípios do Estado.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias