Na noite da última quarta-feira, 6, o vereador Joatan de Jesus (Cidadania), durante sessão solene no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), entregou o título de cidadão palmense ao Coronel Duarte. O evento, repleto de significado, foi dedicado ao reconhecimento de indivíduos notáveis que deixaram sua marca em Palmas. A população expressiva presente no local ressaltou a importância do evento, destacando o apreço dos envolvidos pelas personalidades homenageadas.
“Ao conferir o título de Cidadão Palmense ao Coronel Duarte, reconhecemos não apenas sua carreira exemplar na Polícia Militar do Tocantins, mas também sua significativa contribuição para a construção de uma comunidade mais segura e resiliente. Suas diversas funções, desde a administração do Sistema Guardião até seu papel como Assessor da Corregedoria Geral e Adjunto de Seção do Estado Maior, destacam-se como pilares de um serviço público comprometido e eficiente”, destacou Joatan.
O vereador ainda ressaltou: “Neste momento, celebramos não apenas um título honorário, mas a pessoa por trás desse título – um cidadão exemplar, cuja presença em nossa cidade é motivo de orgulho. Que esta homenagem seja um símbolo do nosso reconhecimento pela contribuição inestimável do Coronel Duarte para nossa capital”.
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO CORONEL DUARTE
O seu currículo é marcado por uma trajetória exemplar na Polícia Militar do Tocantins. Ingressando na corporação em 11 de março de 1991, através do Curso de Formação de Sargentos (CFS) realizado no 2° Batalhão em Araguaína, sua dedicação e competência o levaram a ser transferido para a capital Palmas em janeiro de 1992.
SUA CARREIRA
Durante sua carreira, o Coronel Duarte desempenhou funções de destaque, incluindo passagens pela Casa Militar da Governadoria em duas ocasiões, 1º Batalhão, Quartel do Comando Geral da PMTO, e a administração da implantação, instalação e operação do Sistema Guardião, um sistema de monitoramento de sinais. Em 2006, concluiu o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA) na Academia Militar Tiradentes, consolidando sua trajetória como oficial.
Como oficial, o homenageado atuou como Assessor da Corregedoria Geral da PMTO e Adjunto de Seção do Estado Maior da PMTO, especificamente na Agência Central de Inteligência (ACI). Sua dedicação e contribuições para a segurança pública culminaram em sua aposentadoria em abril de 2019, permanecendo na Reserva Remunerada desde então.
O parlamentar ainda destacou que a história do Coronel Duarte, de comprometimento, dedicação e excelência serve como inspiração e motivo de orgulho para todos os residentes da cidade.