Cancelamento de contrato com empresa de parente é solicitado ao prefeito de Bernardo Sayão pelo MPTO

O proprietário da empresa é parente do diretor do Núcleo de Controle Interno do Município

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) emitiu uma recomendação nessa quinta-feira, 24 , direcionada ao prefeito de Bernardo Sayão, Osório Antunes Filho. O pedido visa ao cancelamento do contrato de licitação celebrado com a empresa R. A. S Consultoria e Assessoria, cujo proprietário é parente do diretor do Núcleo de Controle Interno do Município.

A mencionada empresa foi contratada por dispensa para prestar serviços especializados em assessoramento e gestão de convênios, em 06/01/2023. Mas, devido à relação de parentesco entre Renne Angelo da Silva, sócio administrador da empresa, e João Angelo da Silva, diretor de Controle Interno da Prefeitura, a empresa não deveria ter participado do procedimento licitatório.

A situação levou a 2ª Promotoria de Justiça de Colinas do Tocantins a emitir uma recomendação enfatizando não somente a necessidade de rescisão contratual em um prazo de 30 dias, mas também instando o prefeito a instruir secretários, diretores, membros de Assessorias Jurídicas e gestores municipais acerca da vedação de envolvimento de parentes em licitações e contratos da Prefeitura.

A recomendação ainda solicita a imediata inclusão nos editais de todos os procedimentos licitatórios em andamento no Município de Bernardo Sayão, a respeito da vedação da participação de familiares de gestores que tenham atuação direta ou indireta nas contratações, conforme determinado pela legislação.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias