Tocantins investirá R$ 6 milhões para melhorar a vida de crianças com cardiopatia

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Lucinéia Divina Lopes, técnica de enfermagem e assistente social, descreve com emoção o desejo para o futuro de seu filho, João Matias, de 9 meses, que nasceu com cardiopatia congênita. “Desejo que ele seja um homem de bem e inspire outras pessoas que nasceram com cardiopatia a verem que o milagre da cirurgia chega para todos”, compartilha. João é um dos muitos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), graças ao investimento do Governo do Tocantins.

A cardiopatia congênita é a anomalia mais comum entre os defeitos congênitos, sendo uma das principais causas de óbito relacionadas a malformações em recém-nascidos. No Tocantins, os casos são tratados no Hospital de Araguaína Doutor Eduardo Medrado, a única unidade habilitada para esses procedimentos. Entre 2023 e 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destinou R$ 5.856.052,20 à Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína para essas cirurgias. Em 2024, 61 crianças já foram atendidas, totalizando 443 pacientes beneficiados desde o início da parceria.

Para a família de João Matias, a parceria significou mais do que tratamento médico — foi a garantia de um futuro. “Ele internou no dia 23 de março, ficamos 33 dias na UTI e, depois, ele foi para a enfermaria. Só tenho a agradecer pelo meu filho estar vencendo essa batalha, por termos o serviço aqui no Estado, na minha cidade, sem precisar sair daqui”, destaca Lucinéia.

Esse sentimento é compartilhado por Wannyer Silva Oliveira, mãe de Isabella Crystinna Rofim de Sousa, de 7 anos. Isabella necessitou de correção de estenose supra-aórtica e, apesar de ainda enfrentar uma insuficiência cardíaca, a mãe expressa gratidão pelo suporte contínuo. “Ficamos imensamente agradecidos por ela ter resolvido um problema. Estamos tendo todo o suporte com a profissional que nos acompanha. Foi tudo muito bom”, comenta.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, sublinha a importância do programa. “Esses depoimentos mostram a importância que esse trabalho possui para a garantia de vida das famílias tocantinenses, sendo inclusive uma grande prioridade do nosso governador Wanderlei Barbosa”, afirma.

Lucineia Divina e o pequeno João Matias celebram o atendimento recebido – Arquivo Pessoal

Robson José da Silva, superintendente de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS/SES-TO), explica que a parceria entre a SES-TO e o Hospital Municipal de Araguaína garante a regulação e a execução de procedimentos, com cirurgias realizadas regularmente. “Há uma programação para a execução de nove procedimentos em junho de 2024”, anuncia.

 

Conscientização sobre Cardiopatia Congênita

Nesta quarta-feira, 12, é celebrado o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, uma data destinada a informar o público sobre a doença e seus sintomas na infância. Estima-se que a incidência seja de 8 a 10 crianças cardiopatas a cada mil nascidos vivos no Brasil, com a cardiopatia congênita sendo a principal causa de internações hospitalares nos primeiros anos de vida.

O objetivo das campanhas é aumentar a conscientização e incentivar doações para apoiar a pesquisa e o cuidado de crianças cardiopatas. A luta contra a cardiopatia congênita é contínua, mas o esforço do governo e das instituições parceiras está proporcionando uma nova esperança para muitas famílias no Tocantins.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida