Temporada de Praia no Tocantins: Bombeiros compartilham dicas de segurança para um verão tranquilo e reforçam a importância da conscientização

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Com a chegada do mês de julho, a temporada de praias no estado do Tocantins está em pleno vigor, atraindo turistas e moradores em busca de lazer e descanso. Mas é importante que todos estejam cientes das medidas de segurança necessárias para desfrutar das praias com tranquilidade.

Com o objetivo de promover a segurança dos banhistas e frequentadores, o Corpo de Bombeiros do Tocantins intensifica suas ações preventivas e reforça as orientações para prevenção de acidentes nas praias e eventos do estado.

O Comandante Operacional do CBMTO, Coronel Guimarães Filho, fala sobre o trabalho preparatório para essa temporada. “Encaminhamos um documento que é um termo de cooperação no qual nós solicitamos que o os municípios encaminhassem pessoas para que nós os qualificassem para trabalhar nas praias do estado e foi feito o curso com esse Guarda-Vidas Civis (GVCs) que já estão atuando em algumas praias do Tocantins. A corporação também encaminha militares para trabalhar nas principais praias do estado, uma vez que nós não temos quantitativo suficiente pra manter nossas frentes de serviço, argumentou.

Sobre como será feita a fiscalização. “Nós estaremos fazendo fiscalizações, rondas nessas praias pra vermos como é que está sendo o desenvolvimento dos trabalhos, nós temos um quantitativo de mais de cinquenta militares que serão empregados nos finais de semana e a instituição Corpo de Bombeiro atenderá diretamente dezessete praias com o nosso efetivo,” ressaltou.

Em relação ao esquema de segurança, o Coronel Guimarães Filho, enfatizou que é preciso que o banhista tenham muita consciência do quanto é perigoso o meio líquido e que para poder usufruir de uma forma segura ele precisa se cercar de alguns cuidados. De acordo com o comandante,  um ponto do  lazer já começa no que diz respeito ao deslocamento das rodovias. Nesse período aumenta muito a quantidade de acidentes e muitas vezes envolve justamente o deslocamento para as praias.

Outro ponto é importante destacado por ele é que o banhista ao chegar na praia observe os indicativos que tem que ter da praia, da área de banho, área de embarcação dos locais mais seguros de locais impróprios. “Deve-se tomar sempre aquele cuidado de se refrescar, entrar na água acompanhado, nunca ir para lugares mais profundos e se tiver criança, ter o trabalho redobrado com as crianças porque é muito fácil de perdê-la de vista e ela não tem uma noção. É importante também ter cuidado com a ingestão de bebidas, não exagerar e sempre se manter atento, observando e acatando aquilo que vier de orientação dos guarda-vidas civis como dos bombeiros”, Concluiu o Coronel Guimarães Filho.

A temporada de praia oferece momentos de diversão mas é importante lembrar que o ambiente aquático pode apresentar riscos. Por isso, é fundamental seguir as orientações dos bombeiros, que são especialistas em salvamentos e segurança aquática.

Flávia Ferreira