Secretaria Municipal da Saúde de Palmas adota medidas preventivas contra gripe aviária e informa a população sobre sintomas e prevenção

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), está tomando medidas preventivas para enfrentar a possibilidade de casos de gripe aviária na Capital, considerando os registros da doença em alguns estados brasileiros. Embora não haja confirmação de casos em Palmas, a população está sendo informada sobre os riscos e sintomas da influenza, para esclarecimentos sobre a doença.

Os profissionais da rede municipal de saúde estão sendo capacitados para lidar com pacientes infectados e instruídos sobre o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A nota técnica contendo as orientações para vigilância e assistência à influenza aviária em humanos foi publicada no Diário Oficial do Município, DIÁRIO AQUI,  com o objetivo de estabelecer diretrizes de atuação.

O QUE É, QUAIS OS SINTOMAS  E PREVENÇÃO 

A gripe aviária é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza H5N1, podendo afetar aves silvestres, domésticas e até humanos. Mas, o contágio entre humanos não é comum e geralmente ocorre por meio do contato prolongado com aves infectadas.

Os sintomas mais comuns da gripe aviária incluem febre acima de 38°C, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor muscular e conjuntivite. Em caso de suspeita, as pessoas devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, dependendo da gravidade dos sintomas.

A prevenção da gripe aviária requer algumas medidas essenciais, como evitar contato com aves doentes ou mortas, não pisar em fezes de aves, manter os calçados higienizados e lavar as mãos regularmente. Caso alguém tenha contato com uma ave suspeita, a recomendação é manter distância e entrar em contato imediato com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio do telefone 0800 063 1122, um serviço disponível 24 horas por dia.

Flávia Ferreira