Procon Tocantins autua Crefisa em Araguaína por longo tempo de espera e irregularidades nas senhas
A autuação aconteceu após diversas denúncias de consumidores que esperavam em média 8 horas e 11 minutos para serem atendidos
A equipe de fiscalização do Procon Tocantins autuou a empresa Crefisa na cidade de Araguaína na última terça-feira, 8 , após diversas denúncias de consumidores sobre o longo tempo de espera para atendimento. A fiscalização constatou que o tempo médio de espera era de 8 horas e 11 minutos, o que infringe o direito do consumidor.
Além do tempo excessivo de espera, a fiscalização do Procon Tocantins também encontrou irregularidades na emissão das senhas entregues aos consumidores. As senhas não apresentavam o nome e número da instituição, data e horário de chegada do consumidor, descumprindo as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
DIREITO DO CONSUMIDOR E PRAZO PARA DEFESA
O superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, destaca que o CDC garante aos consumidores o direito a um tempo máximo de espera de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas ou após feriados.
A empresa autuada tem o prazo de 20 dias para apresentar sua defesa por escrito ao Procon Tocantins. Caso a defesa não seja apresentada, a empresa poderá ser multada.
O diretor de fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva, ressalta a importância da participação dos consumidores na luta contra abusos. “É fundamental que os consumidores sejam aliados do Procon e denunciem essas práticas. Assim, as empresas serão incentivadas a aprimorar seus serviços”, afirma.
Magno também orienta os consumidores a guardarem suas senhas, que contêm o horário de entrada eletrônico, para servir como prova em caso de denúncia.
CANAIS DE DENÚNCIAS
Os consumidores podem denunciar empresas que descumprem o Código de Defesa do Consumidor através do Disque Procon 151 ou do WhatsApp denúncia (63) 9 9216-6840.