Polícia Federal investiga possíveis irregularidades em contratos da Secretaria Estadual da Saúde em operação com mandados de busca e apreensão

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Nesta quinta-feira , 3 , a Polícia Federal realizou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão, com o objetivo de investigar possíveis irregularidades em contratos da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. A ação é parte de uma investigação criminal autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e tem como foco apurar suspeitas de fraude em licitação, desvio de verbas públicas, organização criminosa e lavagem de capitais.

A operação visa a compra de insumos para os hospitais públicos do estado, levantando suspeitas de desvios de dinheiro. Até o momento, não há informações sobre a participação do secretário de saúde Afonso Piva e da superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, nos supostos crimes investigados.

A sede da Secretaria de Estado da Saúde, na Praça dos Girassóis e endereços de algumas empresas também estão sendo alvo de mandados de busca.  Afonso Piva, que é servidor de carreira do governo do Tocantins desde 2004 e ocupou diversos cargos de gestão no governo, assumiu como secretário em outubro de 2021, após o afastamento do governador anterior devido a suspeitas de fraudes no plano de saúde dos servidores públicos e aparelhamento da Polícia Civil.

O governo do estado afirmou que ainda busca acesso aos autos da investigação para se posicionar de forma adequada sobre o caso. As autoridades seguem trabalhando para esclarecer as suspeitas levantadas e garantir a transparência e a integridade nos contratos e ações da Secretaria de Estado da Saúde.

Flávia Ferreira