Categorias: Tocantins

Inscrições abertas para a 34ª cavalgada de Araguaína; organizadores buscam o recorde mundial como a maior cavalgada do mundo em percurso urbano

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Os interessados em participar da 34ª Cavalgada de Araguaína já podem inscrever suas comitivas e participantes. As inscrições começaram na segunda-feira, 1º , e vão até o dia 24 de maio. Os representantes das comitivas devem dirigir-se à Secretaria do Sindicato Rural de Araguaína (SRA) durante o horário comercial para para realizar o registro.

Os responsáveis pelo evento aguardam aproximadamente 40 comitivas para a cavalgada deste ano, programada para o dia 2 de junho. Este evento é reconhecido como o maior do mundo em termos de participação, atraindo cerca de cinco mil vaqueiros e vaqueiras.

Por essa razão, os organizadores já encaminharam a inscrição do evento no Guinness World Records, o livro dos recordes, na categoria de Maior Cavalgada do Mundo em percurso urbano.

4 QUILÔMETROS DE PERCURSO DA CAVALGADA DE ARAGUAÍNA 

As tropas de muladeiros partirão para a cavalgada na Avenida Bernardo Sayão (BR-153), no antigo Posto Paulista. A partir desse ponto, as comitivas seguirão pela Avenida Cônego João Lima em direção à Praça das Bandeiras.

Na praça, os peões seguirão pela Avenida Castelo Branco, 13 de Maio, Avenida Prefeito João de Sousa Lima, Feirinha até a Avenida Filadélfia, finalizando o trajeto no Parque de Exposições Dair José Lourenço. O percurso completo tem aproximadamente 4 quilômetros.

SOBRE A ORGANIZAÇÃO E AS NORMAS 

A Cavalgada é organizada pelo SRA e integra a programação da Expoara 2024, que será realizada de 29 de maio a 9 de junho no Parque de Exposições Dair José Lourenço. O evento incluirá premiações, com uma motocicleta 0 km modelo Bros 160 como prêmio para a comitiva que conquistar o primeiro lugar.

As comitivas devem seguir rigorosamente todas as normas de bem-estar animal. Em situações de violação dessas normas, a comitiva será desqualificada e estará sujeita às penalidades estabelecidas por lei.

“Os animais são os grandes protagonistas do evento. O foco é manter sempre o respeito, garantindo que eles estejam em conforto e que cheguem ao final do percurso sem intercorrências, preservando o bem-estar dos animais”, disse Lucas Borges, presidente da Comissão de Cavalgada.

Flávia Ferreira