Escolas estaduais iniciam o segundo semestre letivo de 2023, nesta quarta-feira, 2

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Nesta quarta-feira , 2 , as aulas serão retomadas em todo o estado para o segundo semestre letivo de 2023 na rede estadual de ensino, que abrange mais de 142 mil estudantes distribuídos em 503 unidades escolares. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), oferece diversas modalidades de ensino, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), Indígena, Quilombola, do Campo, Integral, Especializada, Militar, Profissional e Socioeducativa.

Para este período, estão programados 203 dias letivos, 15 feriados e 14 datas comemorativas, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento educacional dos estudantes.

No decorrer deste segundo semestre, os estudantes se depararão com desafios importantes relacionados à avaliação de seu aprendizado. Entre esses desafios, merecem destaque as provas que contribuem para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tais como a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os alunos que estão prestes a concluir o ensino médio enfrentarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o qual representa a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Essas avaliações se tornam momentos fundamentais para os estudantes demonstrarem suas habilidades e abrirem caminho para novas oportunidades educacionais.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, enfatizou que as equipes escolares passaram por formações e estão plenamente preparadas para receber os estudantes. Fábio Vaz ressaltou que a escola oferece diversas oportunidades para que os jovens possam se envolver em atividades que vão além do ensino em sala de aula, ampliando seus conhecimentos.

De acordo com o secretário, espera-se que com a retomada das aulas que esse novo período letivo seja repleto de aprendizado, crescimento e sucesso para todos os estudantes da rede estadual de ensino.

Flávia Ferreira