Defensoria Pública promove seminário inovador para defender a saúde das mulheres

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Defensoria Pública do Tocantins, por meio dos Núcleos de Atendimento à Saúde (Nusa) e do Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), está promovendo um seminário intitulado “Em defesa da saúde das mulheres”. O evento está marcado para amanhã, 13, e as inscrições podem ser feitas até às 14h desta segunda-feira,12, por meio do link: https://eventos.defensoria.to.def.br/auth/login/.

O objetivo do seminário vai além da troca de ideias e experiências, pois também será apresentado o Protocolo de Atendimento da Defensoria Pública do Tocantins para os casos de violência obstétrica. Esse protocolo foi elaborado pelo Nudem e Nusa, com a participação de movimentos sociais, visando garantir a proteção e os direitos das mulheres.

CONFIRA OS HORÁRIOS E OS TEMAS ABORDADOS

A programação do evento conta com diversos temas relevantes para a saúde das mulheres. Às 9h40, será abordado o contexto histórico e a evolução das políticas públicas de saúde para mulheres. Em seguida, às 10h, será discutida a importância da saúde mental das mulheres e por que devemos falar sobre esse assunto. Às 10h20, será apresentado o papel fundamental da Defensoria Pública na defesa da saúde das mulheres. O período entre 10h40 e 12h será reservado para debates enriquecedores.

No período da tarde, às 14h30, o seminário abordará a saúde das mulheres dos povos originários, mulheres negras e quilombolas, trazendo à tona as especificidades e desafios enfrentados por esses grupos. E às 15h30, haverá a apresentação do Protocolo de atuação interna em casos de violência obstétrica da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, bem como o Roteiro para auxílio nas vistorias em Maternidades e no Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).

 

Flávia Ferreira