Com investimento de R$ 5,5 Milhões na ampliação e atualização da sinalização de trânsito, Palmas fortalece segurança viária

Publicado por
Flávia Ferreira

 

A Prefeitura de Palmas realizou um amplo programa de expansão e atualização da sinalização de trânsito, tanto horizontal quanto vertical, por meio das secretarias Municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

Essa ação incluiu a implementação de novas faixas, incluindo as exclusivas para motociclistas, em conformidade com a Lei da Área de Espera n.º 14.071 de 2020 e outras placas sinalizadoras com o objetivo de aprimorar a organização e segurança do tráfego em toda a capital.

Com um investimento de aproximadamente R$ 5,5 milhões, desde abril deste ano, foram colocadas em todo o plano diretor de Palmas um total de 3.089 novas placas de sinalização. Entre as novas sinalizações, estão passagens de pedestres, limites de velocidade, paradas obrigatórias, indicações de direção e preferências de circulação em rotatórias, entre outras informações cruciais para garantir a segurança viária.

De acordo com o secretário Agostinho Júnior, a criação de faixas exclusivas para motociclistas é uma medida estratégica da Superintendência de Obras Viárias da Seisp, que almeja proporcionar maior segurança aos condutores. Essa medida contribui para uma circulação mais organizada e segura do trânsito, permitindo que os veículos menores fiquem concentrados em uma área específica e bem visível, reduzindo assim o risco de acidentes e promovendo a segurança viária.

“É sabido que a maior parte dos acidentes envolvendo veículos ocorre com motociclistas, muitas vezes no momento em que o sinal fica verde. A criação dessas áreas de segurança delimitadas pelas faixas permite que os motociclistas possam se posicionar à frente dos carros com mais segurança, evitando o contato com os veículos maiores e reduzindo a possibilidade de acidentes graves”, destacou o secretário.

Agostinho Júnior também enfatizou que, para acessar as faixas exclusivas, os motociclistas, mesmo chegando depois, devem passar pelos corredores formados de maneira cuidadosa até chegar à área segura.

 

Flávia Ferreira