Camionete atinge poste e quadras tem pico de energia na manhã desta sexta, 5

Publicado por
Lorena Karlla Mascarenhas

Na manhã desta sexta, 5, os moradores de quadras nas proximidades da Avenida NS 2 tiveram um breve pico de energia, logo no período de preparo da rotina diária. O fornecimento foi restabelecido em menos de meia hora.

A questão que pode ter gerado o pico de fornecimento pôde ser vista pelos transeuntes e motoristas que passaram pela Avenida NS 2, e fizeram registros de um acidente envolvendo uma camionete, que atingiu um poste. Uma ambulância do Samu chegou a ser acionada.

Moradores dos prédios vizinhos também fizeram registros do ocorrido.

O JusTocantins busca mais informações sobre o caso.

Estatística

Conforme levantamento da Energisa, divulgado em 2023, foram registradas 337 ocorrências deste tipo. É como se um poste fosse derrubado quase todos os dias. As três cidades com mais acidentes registrados são Palmas (73), Araguaína (26) e Porto Nacional (25). A capital tem quase três vezes mais abalroamentos que a segunda colocada. Segundo a Energisa o número de acidentes é 40% menor do que o do ano anterior.

Posicionamento

A Energisa enviou nota ao JusTocantins informando que “na manhã desta sexta-feira (05/04), aproximadamente às 06h39, a Energisa recebeu uma ocorrência de abalroamento de poste na NS 02 na altura da quadra 704 sul, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia nas quadras 1.204 sul,1.104 sul,1.004 sul, 904 sul, 804 sul, 704 sul e 604 sul. Imediatamente, equipes da concessionária foram enviadas para o local, realizando os procedimentos de segurança necessários.

Após o incidente, o Centro de Operações Integrado (COI) coordenou uma série de manobras que resultaram no restabelecimento da energia para quase todos os clientes afetados, alcançando uma taxa de aproximadamente 99,7% de normalização. Até às 10h desta sexta-feira (05/04) um total de 10 clientes continuam penalizados devido ao acidente, que devem ter sua energia reestabelecida logo após a troca do poste abalroado.

A Energisa reitera a importância da segurança em situações envolvendo a rede elétrica. Em caso de envolvimento no abalroamento de poste, evite sair do carro, pois existe o risco de fios elétricos energizados ao redor.

Caso presencie um acidente do tipo afasta-se do local e informe imediatamente à Energisa através dos seus canais de atendimento ou o Corpo de Bombeiros. Nunca toque em fios no chão ou tente mexer na rede elétrica”.

Lorena Karlla Mascarenhas