Unidade Penal de Dianópolis promove futsal para reeducandos em iniciativa de saúde e integração

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Na semana passada, a Unidade Penal Regional de Dianópolis deu início ao Programa “Futebol é Saúde”, uma iniciativa voltada para promover a prática esportiva entre os custodiados como parte de um esforço para melhorar tanto a saúde física quanto mental dentro do ambiente carcerário. No primeiro dia do programa, 87 pessoas participaram, incluindo custodiados, policiais penais e um educador físico da rede estadual.

Sob a liderança da gestão da Unidade, o programa tem como objetivo principal estimular a prática esportiva, reduzindo a ociosidade e o sedentarismo, e consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos reeducandos. Para viabilizar as atividades, o programa contou com o apoio de parceiros que forneceram bolas e coletes para a prática de futsal.

A aula inaugural incluiu uma palestra ministrada pelo educador físico Ricardo Brito, que abordou os benefícios do esporte para a saúde, além de fornecer orientações sobre alongamentos pré e pós-partida, e esclarecimentos sobre as regras do futsal.

Tarcísio Sousa, chefe da Unidade, enfatizou o compromisso da gestão em humanizar o cumprimento da pena dos internos. Ele ressaltou: “Primamos pela segurança e dignidade dos custodiados, e sempre nos preocupamos em manter cuidados com a saúde e bem-estar de nossos internos. Graças ao apoio maciço de todo o efetivo local, conseguimos adaptar uma quadra de futsal no pátio de banho de sol, onde todos os reeducandos poderão ter acesso e praticar o futebol semanalmente”.

Um dos custodiados da Unidade, identificado apenas como G.A.G., expressou sua gratidão pelo projeto: “É um projeto para que nós, reeducandos, possamos nos ressocializar através do esporte, que vai beneficiar nossa saúde e também nos ajudar a ocupar nossas mentes e corpos. Por isso, estou aqui para parabenizar nosso diretor e toda sua equipe pelo excelente trabalho que vai nos ajudar bastante”.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida