Polícia Militar do Tocantins divulga balanço da Operação Carnaval 2024

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A Polícia Militar do Tocantins apresentou, nesta quarta-feira, 14, o resultado da Operação Carnaval 2024, destacando o reforço no policiamento durante o período festivo. Entre os dias 09 e 13 de fevereiro, a presença policial foi intensificada nos 90 municípios que sediaram as 234 programações carnavalescas, revelando números que indicam um dos carnavais mais seguros já registrados.

Realizada em colaboração com diversos órgãos de segurança pública, a Operação contou com a participação de 500 policiais militares diariamente, totalizando 2.500 ao longo de todo o período, além de 270 viaturas mobilizadas a cada dia. Apesar do reforço, o serviço ordinário foi mantido sem alterações.

Durante a Operação, as ações visaram prevenir e coibir atos ilícitos, com emprego de veículos motorizados e policiais a pé em áreas de concentração de pessoas, além de bloqueios e abordagens estratégicas nas cidades. No total, foram realizadas 65 blitz de trânsito e policiados 234 eventos, incluindo blocos de carnaval, eventos públicos e desfiles.

Os resultados foram considerados positivos pela Polícia Militar, que registrou aproximadamente 34 prisões e a apreensão de três armas brancas. Não houve apreensão de armas de fogo nos circuitos de carnaval, demonstrando a eficácia das ações ostensivas. Também foram apreendidos cerca de 0,1622 kg de entorpecentes durante as festividades.

Nos circuitos de maior movimento, foram abordados 1.308 veículos, resultando na apreensão de nove deles por crimes ou infrações de trânsito. Além disso, foram aplicadas 158 infrações, registrando-se apenas um crime de trânsito. Felizmente, não foram reportados acidentes com vítimas nos locais das festividades durante os cinco dias da Operação.

No entanto, a PM registrou sete lesões corporais, um caso de estupro de vulnerável, um de importunação sexual e um homicídio em Tocantinópolis durante o período carnavalesco.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destacou o empenho de todos os profissionais envolvidos, ressaltando o planejamento, execução e integração das instituições como fundamentais para o sucesso da segurança no carnaval. Agradeceu ainda o apoio do governo do Tocantins no pagamento das horas extras aos policiais, enfatizando o papel conjunto das Forças de Segurança na garantia de um carnaval seguro e tranquilo para os foliões e a população tocantinense.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida