Polícia Federal deflagra Operação “Rota Dubai” para investigar desvio de recursos em transporte escolar

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Na manhã desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, a Polícia Federal deu início à Operação “Rota Dubai”, que tem como alvo a investigação de possíveis desvios de recursos públicos destinados ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) na cidade de Formoso do Araguaia, no Tocantins. As suspeitas recaem sobre um contrato firmado em 2022 no valor de mais de R$ 2,2 milhões.

 

Durante as diligências, a Polícia Federal declarou ter encontrado indícios de manipulação na execução do contrato, com a divisão das rotas de transporte escolar entre agentes públicos, que teriam utilizado sua influência junto a empresários para obter vantagens ilícitas, incluindo, segundo as investigações, uma viagem a Dubai, nos Emirados Árabes. Além disso, há evidências de que parte do contrato não foi devidamente executada.

 

A operação cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, emitidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Os envolvidos poderão responder por crimes como organização criminosa, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas penas somadas podem chegar a até 62 anos de reclusão.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida