Operação Natal seguro garante tranquilidade nas Unidades Penais do TO

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

A Polícia Penal do Tocantins lançou a “Operação Natal Seguro” em 15 de dezembro, visando reforçar a segurança nas 25 unidades penais do estado durante as celebrações do Natal e Ano Novo. A iniciativa inclui rondas, revistas gerais e estruturais, além da identificação de comportamentos suspeitos entre os detentos, a fim de prevenir incidentes durante o período festivo nas prisões.

Para assegurar a eficácia da operação, as equipes plantonistas que atuam nas unidades contam com o apoio do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) e do Núcleo de Operações com Cães (Noc). A atuação conjunta desses grupos fortalece a percepção de segurança dentro dos estabelecimentos penais.

Cléber Solano, diretor de Administração e Operações do Sistema Penitenciário e Prisional, explicou que a Operação Natal Seguro segue parâmetros de segurança que visam prevenir irregularidades nas unidades. “Dividimos a operação em duas fases: a primeira abrange a véspera e o dia de Natal, e a segunda ocorre na véspera e após o Ano Novo, períodos suscetíveis a fugas. Através dessa ação, temos evitado qualquer possibilidade de ocorrência”, afirmou.

Solano destacou que, até o momento, as revistas nas unidades penais não revelaram qualquer atividade clandestina. Após o encerramento da Operação em 05 de janeiro, um relatório detalhado será elaborado, apresentando evidências e resultados das ações realizadas durante o período festivo.

Operação contou com apoio das equipes do GOPE e NOC. – Divulgação/Governo do Tocantins
Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida