Mutirão de exames e doação de óculos em unidade penal de Porto Nacional fortalece projeto de ressocialização

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, a Unidade Penal de Porto Nacional promoveu um importante mutirão de exames e distribuição de óculos para os custodiados, em apoio ao Projeto de Remição pela Leitura (RPL) e à assistência à saúde dos reeducandos. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e óticas locais, visa fortalecer a ressocialização dos detentos e acompanhar aqueles que participam da escola regular.

Ao todo, foram realizados 42 exames oftalmológicos, e 18 custodiados foram beneficiados com a entrega dos óculos. Entre os contemplados, destaca-se o testemunho de A.V.G, que expressou sua gratidão: “Gostei muito do projeto dos óculos, pois muitos estudam, fazem resenhas e estavam com dificuldade para ler. Agora, com esse trabalho, melhorou muito.”

José de Ribamar, chefe da Unidade Penal, enfatizou a importância dessas ações ao afirmar que “refletem a verdadeira função social da pena”, destacando o compromisso da instituição com a ressocialização e assistência aos reeducandos.

As consultas oftalmológicas foram realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2023, destacou Oséias Costa, coordenador de Projetos da Unidade e mediador da ação. Ele ressaltou que a assistência à saúde é um direito dos reeducandos e que a execução da pena não deve se limitar apenas à privação de liberdade, mas também promover a reintegração social e educacional. A iniciativa contou com a união da gestão da unidade, policiais penais, Juiz da Execução e conselho da comunidade, demonstrando o engajamento de diversas partes interessadas no processo de ressocialização dos detentos.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida