MPTO fecha parceria com revendedoras de gás para divulgar serviço oferecido às vítimas de crimes violentos

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Fernanda Vieira

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), uma reunião entre a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), Isabelle Figueiredo, juntamente com representantes do sindicato das revendedoras de gás do Tocantins.

De acordo com a assessoria, o motivo da reunião é discutir sobre uma parceria entre a entidade e o sindicato afim de estar divulgando os serviços oferecidos pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit) do Ministério Público do Tocantins.

Segundo Isabelle Figueiredo, o MP tem um órgão que atende as vítimas diretas de crimes (que são aquelas que sofreram alguma lesão) e as vítimas indiretas (que possuem relação de afeto ou parentesco com a vítima). O serviço oferta apoio psicológico, social bem como orientação jurídica.

A promotora destacou ainda a importância de informar a população sobre a existência deste serviço, portanto, propôs que as revendedoras de gás façam a distribuição de ímãs de geladeira com orientações de como entrar em contato com o núcleo e obter atendimento.

“Os sindicatos têm a finalidade de promoção social, e, portanto, acredito que os ímãs de geladeira que serão distribuídos no momento de aquisição dos botijões de gás farão uma grande divulgação e chegarão na maioria das residências da capital”, declarou Isabelle.

Nilton Magno, que esteve presente na reunião representando o presidente do sindicato, demonstrou-se muito entusiasmado com a possibilidade de estar trabalhando junto ao Ministério Público. “Os próprios entregadores, assim que fizerem a instalação dos botijões nas casas, já irão pedir autorização para estar fixando o ímã na geladeira”, explicou.

A estimativa é que sejam distribuídos inicialmente cerca de 20 mil ímãs, com o foco principal em áreas com maior registro de violência.

De acordo com a promotora, o lançamento da campanha deverá ser feito em no máximo dois meses e deverá contar com a presença de empresários que são proprietários de distribuidoras de gás em Palmas.

Fernanda Vieira